A NASA e a Boeing Space realizaram hoje (19/10), uma teleconferência de imprensa para dá atualizações sobre a solução dos problemas envolvendo a espaçonave Starliner da empresa e o Orbital Flight Test 2 (OFT-2). Participaram da teleconferência:
- O Gerente do Programa de Tripulações Comerciais da NASA, Steve Stich;
- O vice presidente da Boeing, John Vollmer;
- A engenheira chefe da Boeing, Michelle Parker.
Quem deu início as falas foi o gerente do Programa de Tripulações Comerciais Steve Stich, dizendo que hoje é "um grande dia" para o OFT-2 da Boeing, com duas válvulas da Starliner removidas e prontas para serem enviadas para o NASA Marshall, onde irão escanear o hardware e desmontar as válvulas para identificar a causa raiz, que impediu seu lançamento em agosto desse ano.
O vice presidente da Boeing em referência a uma possível substituição do módulo de serviço da espaçonave, diz: "sentimos que o melhor caminho a seguir é com o módulo de serviço atual." Isso coloca o lançamento do OFT-2 em algum lugar no primeiro semestre de 2022 (Não antes de Maio de 2022). Dizendo também que objetivo da Boeing para o OFT-2 é voltar ao vôo com segurança o mais rápido possível. Dado que a NASA tem um contrato de preço fixo com a Boeing, a empresa "não espera nenhuma cobrança do governo" por atrasos do OFT-2 ou custos adicionais.
A engenheira chefe da Boeing Michelle Parker, fez uma recapitulação do processo de falhas, mais de dois meses após o incidente do OFT-2 em agosto. Dizendo que para o OFT-2 a Boeing carregou propelente e oxidante no Starliner 46 dias antes do lançamento. Houve "tempestades significativas" nos dias anteriores à data de lançamento do OFT-2 em 3 de agosto, mas a Boeing "não pensa que foi apenas chuva pura entrando no módulo de serviço". "Mais um efeito de condensação."
As válvulas da Starliner são fornecidas pela Aerojet Rocketdyne por meio de seu fornecedor Marotta Controls. O design básico de acordo com ela é sólido... não olhando para outros fornecedores neste momento.
O gerente Stich disse que: A NASA tem "toda a confiança de que a Boeing estará voando com a tripulação em breve"
"Posso dizer pela diligência da equipe [da Boeing], os recursos que aplicaram e, francamente, a atitude, o profissionalismo e o espírito empreendedor da equipe para resolver o problema e seguir em frente" com Starliner.
Ele também falou em comprar mais voos espaciais da SpaceX e da Boeing para a Estação Espacial Internacional (EEI) sob "ambos os contratos em algum ponto". A NASA atualmente tem contratos com a Boeing para três voos operacionais do Starliner e com a SpaceX para mais três voos do Crew Dragon (Crew-3, Crew-4 e Crew-5). A NASA ainda não discutiu internamente qual será o/a astronauta adicionado à missão de teste de voo tripulado da Boeing, depois que Nicole Mann foi transferida para a Crew-5. Stich diz que eles vão sentar com o escritório de astronautas e passar por essa discussão.
por que o Starliner tem placas de cerâmicas(quero saber principalmente o por que de ter na escotilha)se eles trabalham com escudo de calor ablator?