Introdução:
O LK ("Lunniy korabl" - Nave lunar) deveria ser a primeira espaçonave tripulada a pousar na Lua antes dos LM's (Lunar Modules/Módulos Lunares) americanos, sendo assim a grande conquista do programa lunar soviético no fervor da corrida espacial. A missão seria um marco fundamental na demonstração do poderio tecnológico socialista no cenário bipolar da Guerra Fria que disputava acirradamente a conquista do espaço juntamente dos Estados Unidos.

Representação artística da alunissagem com o LK.
Projeto:
A espaçonave passou pelo desenvolvimento e fase de testes, tal como voou com sucesso na órbita terrestre, mas nunca chegou à Lua devido ao fracasso nas tentativas de lançamento do veículo lançador de grande porte N1 (Ракета-носитель/Raketa-Nositel), o transportador das espaçonaves rumo ao nosso satélite natural.

Foguete N1.
Além do módulo lunar:
O lançamento ocorreria por meio do foguete N1 - composto por três estágios iniciais ("A", "B" e "C"), o Bloco G para a injeção translunar da L3 (conjunto LOK e LK) e o Bloco D para manobras em órbita Lunar. A espaçonave LOK (Лунный Орбитальный Корабль - Lunniy Orbitalny Korabl ou Nave Orbital Lunar) era uma espaçonave composta por três módulos, muito semelhante a Soyuz, no entanto, modificada para voo lunar com células de combustivel no lugar dos painéis solares, diversos acessórios, sistemas de controle e estruturas (escudo de calor mais espesso) aprimoradas para o retorno à Terra (muito mais "violento" do que as rotineiras reentradas da órbita baixa). Dessa forma, as estruras principais da LOK são: a seção frontal, o compartimento doméstico ou BO (бытовой отсек - bytovoi otsek), o SA, compartimento de descida, cápsula (Спуска́емый Аппара́т - Spuskáyemy Apparát) e o PAO, compartimento de instrumentação e propulsão (прибо́рно-агрега́тный отсе́к/Pribórno-agregátny otsék).
A espaçonave localizava-se no topo da estrutura do foguete e abaixo estava o LK, ambos protegidos por uma carenagem de carga útil específica. No momento desejado, as naves se acoplariam para a realização da missão através da sonda de engate (Kontakt) da espaçonave LOK juntamente do sistema passivo plano localizado no topo do LK.

Localização da espaçonave LOK no foguete N1.
Estruturas principais do Lunniy Korabl:
1. Cabine Lunar: Seção pressurizada de estrutura semi-esférica, módulo ou cabine de habitação para o piloto cosmonauta;
2.LPU (Lunniy Posadocnie Ustroistviy - "Trem de pouso lunar"): A seção com o conjunto de pernas de pouso para a alunissagem (seria deixado em solo lunar e serviria de base para a fase de ascensão a fim de diminuir a massa e economia de combustível);
3.Bloco D: Estágio responsável pela diminuição da velocidade da espaçonave em órbita lunar para o pouso;
4.Bloco E: estágio responsável pela fase de descida ("frenagem") e ascensão da espaçonave até o rendevouz e acoplamento com a espaçonave-mãe LOK.

Visão geral da instrumentação à bordo do LK.

Desenho original e conceito final para o trem de pouso.
Perfil de alunissagem e abortamento:

Comparação entre espaçonaves:

LK e LM.
Traje espacial:
O traje que seria usado para o primeiro passo na Lua de um cosmonauta era chamado de Krechet (Кречет), semelhante ao traje Orlan com entrada pelas costas na grande mochila que abrigava os sistemas de suporte.

Traje em exposição NPO Zvezda.
Muito interessante porque ninguém nas escolas divulga que a URSS tentou ir pra lua ou se quer teve um programa de exploração lunar se quer.
Vídeo LK:
https://youtu.be/_64lGoxdCfc