A Índia lançará seu primeiro vôo espacial tripulado sob a missão 'Gaganyaan' em 2023, informou o ministro da União, Jitendra Singh, na hora de perguntas de Rajya Sabha na quinta-feira, 9 de dezembro. Respondendo a uma pergunta, ele também revelou que o primeiro vôo tripulado envolverá dois lançamentos não tripulados , o primeiro dos quais está previsto para começar a partir do segundo semestre de 2022, seguido pelo segundo lançamento no final do mesmo ano. Com o sucesso desses voos, a Índia passará a integrar a lista de países que incluem EUA, Rússia e China, e se tornará o quarto país com missão própria de Voo Espacial Humano, disse o ministro.
No início de 2018, o primeiro-ministro Narendra Modi afirmou que até 2022, a Índia enviará seu primeiro homem ou mulher para uma odisséia no espaço, mas os planos foram frustrados devido à pandemia de COVID. Union Min Singh, no entanto, garantiu que os preparativos estão agora a todo vapor e a missão de transportar um astronauta indiano será alcançada até 2023. Com mais de 500 Indústrias envolvidas no projeto, o ministro disse que o objetivo de Gaganyaan é demonstrar a capacidade da Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO) de enviar humanos para a órbita terrestre baixa (LEO) a bordo de um veículo de lançamento indiano e trazê-los de volta à terra com segurança.
Antes da primeira missão tripulada, a ISRO conduzirá um lançamento sem parafusos, onde um robô viajante do espaço chamado "Vyommitra", desenvolvido pela agência, será levado ao espaço. Quanto aos preparativos para o lançamento de humanos reais, uma instalação de treinamento de astronautas está sendo construída em Bengaluru e já está em estágio avançado de conclusão. Além disso, foi iniciada a entrega de trajes espaciais, assento da tripulação e portos de observação da Agência Espacial Russa Roscosmos, juntamente com entregas específicas da CNES (Agência Espacial Francesa). Detalhando ainda mais sobre o status do programa Gaganyaan, um lançamento oficial do Ministério da Ciência e Tecnologia revelou que o processo de design de todos os sistemas de Gaganyaan foi concluído e as atividades relacionadas ao desenvolvimento de experimentos de microgravidade foram iniciadas
O status atual do programa Gaganyaan é o seguinte:
A instalação de treinamento de astronautas está sendo estabelecida em Bengaluru e em estágio avançado de conclusão. Treinamento aeromédico básico e prática de vôo concluídos como parte do treinamento indiano.
O projeto de todos os sistemas de Gaganyaan foi concluído. A realização de vários sistemas está em diferentes estágios de progresso. Os testes de qualificação em solo dos estágios de propulsão do veículo lançador com classificação humana já foram iniciados e estão progredindo com sucesso.
A configuração e o projeto da infraestrutura terrestre foram concluídos e as modificações necessárias estão sendo implementadas.
O MoU, contratos e atividades relacionadas ao arranjo de implementação (IA) com agências nacionais e internacionais estão progredindo bem. O recebimento das entregas foi iniciado em relação aos contratos com a M / s Glavkosmos (Agência Espacial Russa) para traje espacial, assento da tripulação e porto de exibição. Também foi iniciado o recebimento de entregas de vários pacotes de trabalho da CNES (Agência Espacial Francesa) IA.
As atividades relacionadas ao desenvolvimento de experimentos de microgravidade já foram iniciadas, o projeto conceitual dos experimentos está em revisão.