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Homem do Espaço
02 de dez. de 2021
In Rocketlab
Em evento da web transmitido ao vivo, a Rocketlab revelou detalhes a arquitetura do seu novo foguete, Neutron, pela primeira vez A Rocket Lab divulgou nesta quinta-feira, 2 de dezembro, mais informações sobre o seu projetado foguete Neutron, o maior e mais poderoso que e empresa está desenvolvendo. “Este é o Neutron. É absolutamente um animal ”, disse o CEO Peter Beck, em uma apresentação via webcast. O Neutron foi projetado para ter 39.92 metros de altura e 7 metros de diâmetro, e terá capacidade de carga útil máxima de 15.000 kg em órbita terrestre baixa na versão descartável – e capaz de lançar 1.500 kg de carga para a trajetória de escape, nomeadamente aos planetas Marte e Vênus. O foguete deverá ter uma massa total de lançamento de 480 toneladas, com um segundo estágio com aproximadamente 50 toneladas de propelente e massa vazia de 3,5 t; e o primeiro estágio carregando 390t de propelentes e 30t de massa seca. Para lançamentos reutilizáveis, o foguete será capaz de transportar até 8.000 quilos em órbita baixa.
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Homem do Espaço
23 de nov. de 2021
In China
Um foguete Longa Marcha 4C nº Y37 lançou ontem, 22 de novembro (dia 23 na China) o satélite de observação marítima Gaofen-3-02. O foguete decolou às 23:45 UTC do dia 22, do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan (plataforma LC-43) para uma órbita sincronizada com o sol.
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Homem do Espaço
20 de nov. de 2021
In China
Um foguete Longa Marcha-4B (CZ-4B número de série Y52) lançou o satélite de observação da Terra Gaofen-11 03 do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan (plataforma LC9), Província de Shanxi no norte da China, em 20 de novembro de 2021, às 01 : 51 UTC (09:51 hora local, 22:51 de Brasilia do dia 19). De acordo com fontes oficiais, o Gaofen-11 03 (高分 十一 号 03, Gāo fēn shíyī hào 03) entrou na órbita planejada com sucesso e formará uma rede com os Gaofen-11 01 e 02 para “melhorar muito a eficiência da observação da Terra e fazer maiores contribuições para e desenvolvimento social nas áreas de levantamento fundiário, planejamento urbano, propriedade fundiária, projeto de rede viária, estimativa de safra e prevenção e mitigação de desastres.”
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Homem do Espaço
14 de nov. de 2021
In Russia
A janela de lançamento da Luna-25 será aberta de 25 de maio a 19 de outubro, e a data ideal seria 23 de julho. A nave deve se tornar a primeira estação na história da Rússia moderna lançada para a Lua. A nave anterior, Luna-24, foi lançada pela URSS em 1976. A principal tarefa da Luna-25 é desenvolver tecnologias básicas de pouso suave na região circumpolar e conduzir estudos de uma determinada região do polo sul lunar. O lançamento está planejado a partir de Vostochny pelo foguete Soyuz-2.1b com um estágio superior Fregat. A estação fará um pouso suave nas proximidades do pólo sul.
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Homem do Espaço
14 de nov. de 2021
In NASA
A espaçonave de teste de impacto com pequeno corpo celeste DART será lançada por um foguete Falcon 9 nº B1063.3 em 24 de novembro de 2021, às 06:20 UTC, a partir do Space Launch Complex 4 (SLC-4E) da Base Aérea de Vandenberg, Califórnia.
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Homem do Espaço
22 de out. de 2021
In História da Astronautica
Venera-9 As naves soviéticas tiveram grande sucesso em Vênus, e a Venera 9 foi a primeira a transmitir fotos do solo. O sucesso dos soviéticos no planeta Vênus acabou por transformar a estrela d’ alva literalmente no “planeta vermelho”
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Homem do Espaço
21 de out. de 2021
In História da Astronautica
O Progress M-17 foi lançado em 31 de março de 1993 do cosmódromo de Baikonur. Ele acoplou na traseira do módulo Kvant-1 em 1º de abril. A espaçonave carregava suprimentos, incluindo comida, água e oxigênio para a tripulação da Mir, bem como combustível para corrigir a órbita da estação e realizar manobras. Possuía a sétima cápsula recuperável VBK-Raduga, porém, devido ao aumento da duração do vôo, esta cápsula instalada no Progress M-18. O Progress M-17 foi originalmente planejado para uma missão de duração normal, no entanto, permaneceu acoplado com a Mir por 132 dias devido a um intervalo maior do que o normal entre as missões que exigiam a porta de acoplagem. A Soyuz TM-16 acoplou com Kristall para testar o sistema de acoplamento APAS-89 antes de seu uso no programa Shuttle-Mir, deixando a porta dianteira livre para a Progress M-18, cujo acoplamento foi a primeira vez que duas espaçonaves Progress engatadas simultaneamente com a estação. Ele desencaixou da Mir em 11 de agosto. Devido à longa missão, a espaçonave não tinha combustível suficiente para sair da órbita, então ela permaneceu por 205 dias a deriva até que sua altitude decaisse o suficiente para permitir que ele saisse de órbita com o propelente restante. A Progress M-17 foi usada para testes adicionais de durabilidade. Após ser colocado em órbita longe da estação, seus sistemas foram desligados e ele permaneceu na configuração de baixo consumo. Em 2 de março, a nave foi reativada e realizou com sucesso uma série de manobras para provar que ainda poderia funcionar depois de estar em órbita por tanto tempo. No dia seguinte, a Progresso M-17 reentrou sobre a América do Sul. https://i0.wp.com/images2.popmeh.ru/upload/gallery/54e/54eeb99ad1b4b318d1a993129f47876f.jpg
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Homem do Espaço
18 de out. de 2021
In História da Astronautica
Em 1970, as Apollo 18 e Apollo 19 foram oficialmente canceladas, devido a cortes no orçamento do Congresso americano. Haveriam originalmente mais três missões Apollo programadas para a Lua depois da Apolo 17 no plano inicial; Todas foram canceladas devido a restrições orçamentárias. O Apollo 20 foi cancelado em janeiro de 1970. Os vôos originais previstos para as Apollo 15 a Apollo 19 foram cancelados em setembro de 1970; as missões restantes foram então renumeradas de 15 a 17. A tripulação designada para a Apollo 18 seria Dick Gordon, Vance Brand e Jack Schmitt, com a missão prevista para fevereiro de 1972. A tripulação designada à Apollo 19 seria composta por Fred Haise, Bill Pogue e Gerald Carr, e sua missão prevista em julho do mesmo ano. O modulo lunar original para a Apollo 15 é o está no Kennedy Space Center. Não poderia suportar uma missão prolongada da série J e, portanto, não foi utilizado. Alguns dos equipamentos designados para essas duas missões foram usados para o Skylab e o Apollo-Soyuz Test Project (ASTP). Schmitt substituiu Joe Engle na Apollo 17 quando a NASA, sob pressão, decidiu que um geólogo de carreira (e não um astronauta com treinamento em geologia) participaria da última missão lunar . O resto dos astronautas, ainda esperando seu primeiro vôo, passaria para o Skylab, o Apollo-Soyuz ou o Space Shuttle. Alguns também deixariam a NASA. Pelo plano original, o Apollo 15 deveria ser uma missão da série H, como as 12-14, realizando apenas duas EVAs e sem o lunar rover.
O fim do Programa Apollo content media
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Homem do Espaço
18 de out. de 2021
In Russia
A manobra posicionará o Progress MS-17 para conduzir verificações de vazamento dos dutos de propelente do Nauka antes de serem usados com os motores do novo módulo para controle de orientação. https://homemdoespacobrasil.wordpress.com/2021/10/18/nave-de-carga-fara-re-acoplagem-de-teste/
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Homem do Espaço
18 de out. de 2021
In Coreia do Sul
O KSLV-2, ou Nuri, é um foguete de três estágios com quatro motores de primeiro estágio com 300 toneladas de empuxo, um motor de segundo estágio de 75 toneladas e um motor de 7 toneladas para o terceiro estágio. Os motores usam querosene e oxigênio como propelente, e o veículo tem 47 metros e 200 toneladas. https://homemdoespacobrasil.wordpress.com/2021/10/18/coreia-do-sul-prepara-seu-foguete/
Coréia do Sul testa foguete na quinta-feira content media
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Homem do Espaço
18 de out. de 2021
In História da Astronautica
Em dezembro de 1968 chegava ao fim a missão Apollo 8. Foi uma missão importante em vários aspectos, principalmente por ter marcado a vitória americana na corrida rumo à órbita da Lua, o que já deu pistas sobre quem chegaria primeiro à superfície. A missão foi lançada com o intuito de bater os soviéticos nessa corrida, mas além disso tinha alguns objetivos como demonstrar a performance do conjunto CM/SM da nave Apollo num vôo nessas condições, bem como sua capacidade de manobra, confiabilidade de sistemas, injeção trans-lunar (TLI), sistemas de guiagem e navegação, correções de trajetória, comunicação, dentre outros. Além disso, foi a primeira missão tripulada do Saturn V, com Borman, Lovell e Anders ocupando o CSM-103 na ponta do foguete, o que também serviu para demonstrar a viabilidade do veículo lançador. Partindo da plataforma 39A do Kennedy Space Center próximo ao meio dia do dia 21 de dezembro de 1968, o Saturno V SA-503 inaugurou também o "porto lunar" com um vôo tripulado, decolando com suas mais de 3000 toneladas de empuxo, culminando como dito anteriormente na primeira viagem ao redor da Lua, além da clássica imagem "Earthrise" que ganhou grande notoriedade e apelo midiático, principalmente quando foi capa de revistas, como a Time, dentre várias outras imagens e transmissões ao vivo direto da Lua. Ao fim, a missão foi um sucesso. O projeto de engenharia fora colocado a prova e se comportou bem; era mais um passo no programa Apollo, que terminou no dia 27 de dezembro de 1968, quando a nave foi recuperada pelo USS Yorktown no Oceano Pacífico.
Apollo 8 content media
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18 de out. de 2021
In Europa
Trabalhando em conjunto com o Ariane Group, Avio está desenvolvendo o motor de propelente sólido P120 C (comum). O novo motor é derivado do primeiro estagio do Vega, o P80. Como o seu antecessor, a caixa estrutural é feita de fibra de carbono, a partir de folhas epóxi pré-impregnadas através de enrolamento de filamentos e deposição automática de tecido. Terá a capacidade de 141 toneladas de propelente sólido. O motor P120 C servirá tanto como o primeiro estagio do lançador Vega C e como 'booster' do futuro Ariane 6.
P120C - 'booster' do Ariane 6 content media
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Homem do Espaço
17 de out. de 2021
In China
A China supostamente testou um veículo orbital que, se equipado com uma ogiva nuclear, poderia atacar os Estados Unidos pelo sul, evitando muitos dos radares de alerta do Exército americano. Há alguns meses houve indícios de que o Partido Comunista Chinês havia testado algo ‘sensível’. A Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento, que supervisiona os lançamentos espaciais em nome do Partido, anunciou em 19 de julho que havia lançado seu 77º foguete de Longa Marcha. Em 24 de agosto, a academia anunciou que havia lançado o 79º foguete. O não mencionado 78º lançamento aparentemente colocou em uma órbita baixa um veículo planador hipersônico que “circulou o globo” antes de deslizar de volta à Terra e errar seu alvo por algumas dezenas de quilômetros https://homemdoespacobrasil.wordpress.com/2021/10/17/china-teria-testado-aviao-hipersonico-para-bombardeio-nuclear/
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17 de out. de 2021
In História da Astronautica
A variação de temperatura causada pela perturbação do fluxo de ar é chamada de Singularidade Prandtl-Glauert. Apesar de serem um belo fenômeno, não acontece *apenas" na quebra da barreira do som: É o efeito da rápida baixa na pressão do ar nas superfícies de vôo que trazem o vapor de água contido no ar à temperatura de condensação. A diminuição rápida da temperatura e pressão cria esse efeito. A forma particular da nuvem associada à singularidade é causada por esta perturbação: nesse ponto, o fluxo de ar pode atingir a velocidade supersônica e gerar uma onda de choque (que aparece quando o fluido desacelera e a temperatura aumenta repentinamente). O choque é devido ao rápido "salto" de uma baixa pressão / baixa temperatura / área de fluxo de ar supersônico para uma alta pressão / alta temperatura / zona de velocidade subsônica. Este fenômeno acontece quando o foguete está entre 965 e 1,236 km / h ao nível do mar. Esta condição depende não apenas da velocidade do veículo, mas também da temperatura do ar ambiente no local. A variação de temperatura causada pela perturbação do fluxo de ar é chamada de Singularidade Prandtl-Glauert. Apesar de serem um belo fenômeno, não acontece *apenas" na quebra da barreira do som: É o efeito da rápida baixa na pressão do ar nas superfícies de vôo que trazem o vapor de água contido no ar à temperatura de condensação. A diminuição rápida da temperatura e pressão cria esse efeito. A forma particular da nuvem associada à singularidade é causada por esta perturbação: nesse ponto, o fluxo de ar pode atingir a velocidade supersônica e gerar uma onda de choque (que aparece quando o fluido desacelera e a temperatura aumenta repentinamente). O choque é devido ao rápido "salto" de uma baixa pressão / baixa temperatura / área de fluxo de ar supersônico para uma alta pressão / alta temperatura / zona de velocidade subsônica. Este fenômeno acontece quando o foguete está entre 965 e 1,236 km / h ao nível do mar. Esta condição depende não apenas da velocidade do veículo, mas também da temperatura do ar ambiente no local.
Efeitos aerodinâmicos na decolagem do shuttle content media
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