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Perdido na Espansão Aeroespacial.
23 de abr. de 2022
In TEMAS GERAIS
Os gelo Lunar pode ser minerado da Lua por meio de 3 principais maneiras: 1-Construção de cúpula que envolve parte ou uma cratera inteira, que é fechada hermeticamente, através de micro ondas aquece o a água assim a transformando em vapor que é facilmente recolhido e separados dos demais elementos, pois as crateras de sombra eterna da Lua não acumulam só gelo d'água, foi acumulado coisas como gelo seco, e outros elementos, porém eles são escassos o principal volátil encontrado em abundância é a água. 2-Cavar e recolher os restos do regolito picado, pra serem transportados pra um ambiente hermeticamente fechado que esquenta e faz o mesmo processo descrito no caso da cúpula. 3-Perfdurar a superfície com uma broca que recolhe pra dentro de si ou pra um compartimento separado o pó criado na escavação pra ser refinado em água e outros elementos. Todos são viáveis, más eu considero o mais eficiente em termo de não desperdiçar os voláteis é o método 1, porem esse é o mais caro por conta de necessitar de uma infraestrutura inteira pra realizar todo o processo. E o meio mais barato más menos eficiente é o método 3 que pode ser posto em prática em um só voo pra Lua facilmente, e que vai ser posto em prática no rover VIPER, más não pra objetivos astro-náuticos ou comerciais, é pra o objetivo científico de mapear os melhores pontos de concentração do gelo na Lua. É o mais seguro por conta da possibilidade de utilizar tecnologias já postas em serviço na Terra, só que adaptadas pro ambiente extremo da Lua.
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Perdido na Espansão Aeroespacial.
15 de abr. de 2022
In NASA
A NASA financiara uma série de lander's Lunares com capacidade de carga acima ou igual a 500Kg, pois esse é o mínimo de carga que a Agência considera aceitável pro programa, que vai explorar importantes características da Lua como a concentração de voláteis, que são importantes pra uma exploração comercial dos recursos Lunares, e locai planos pra pouso, e locais de estudos futuros pra futuras missões do Programa Artemis. O VIPER é uma prova disso, e ele é um rover que vai explorar e detectar com uma broca que esquenta a presença de água no regolito Lunar, assim mapeando as crateras com presença disso, algo muito importante considerando os objetivos desse programa que é fazer uma base alto sustentável lá, que vai utilizar esse gelo como matéria prima pra propelente, que será usado em missões além do campo gravitacional da Terra. E que essa água pode servir como uma bateria de energia Solar, porque já que a Lua fica 28 na escuridão e 28 na luz do Sol, no dia se pode separar essa água em hidrogênio e oxigênio, pra ser queimado no período de escuridão assim armazenado energia altamente densa baseada em eletrose d'água, e talvez com o avanço da tecnologia será possivel fundir o hidrogênio em elementos mais pesados que podem ser recursos pra colônia e ao mesmo tempo fonte de energia. Mais informações em:"https://www.nasa.gov/content/commercial-lunar-payload-services"
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Perdido na Espansão Aeroespacial.
08 de abr. de 2022
In NASA
O programa Apollo foi proposto levando em conta 25 missões más que em 1968 foi diminuindo pra 20 e depois do incidente da Apollo 13 foi reduzida pra apenas 17, e por conta disso sobrou muitos foguetes da família Saturno, e que foram aproveitados pra lançar e operar a SkyLab, tendo uma quantidade de missões limitada porque não avia veículos que reabastecesse a estação o suficiente, pois quando mandavam a única nave disponível(A cápsula Apollo) se consumia mais suprimentos que entregava, e por conta disso a vida útil da estação era ditada pela quantidade de consumíveis dentro dela,que eram lançados com ela, e que era pra 3 missões, com suprimento reserva pra emergências que impedissem o retorno a Terra. Então ocorreu as 3 missões quase que nominalmente, pois na última teve vazamento de propelente em dois(2/II) quadrantes SCR(Sistema de Controle a Reação, também conhecido como RCS(Reaction Control System))que fez quase ser mandado uma missão de resgate a estação que acoplaria na porta de acoplagem apontada pra Terra da SkyLab, más que por conta da estagnação do problema não foi feito a missão de resgate. E depois disso foi planejado uma missão de resgate a primeira estação espacial Norte Americana, que ocorreria com um Ônibus espacial que estalaria acessórios a Estação pra fornecer a ela a energia que ela necessitava, más que não era suprida por conta do desgaste natural dos painéis solares. Porém em 1979 não deu tempo pra a Skylab ser resgatada graças a uma tempestade solar que acelerou o processo de decaimento orbital dela, que fez ela cair descontroladamente, e partes dela caíram na Austrália, e nem amenos tinha como lançar uma cápsula Apollo porque o programa Apollo tinha sido já descontinuado, e os foguetes Saturno IB sido cancelados(e os restantes ido pra museus), e não avia mais cápsulas Apollo disponíveis, assim dando um fim a SkyLab.
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Perdido na Espansão Aeroespacial.
08 de abr. de 2022
In ISS - Generalidades
A NASA descontinuará a ISS por conta do desgaste/fadiga dos materiais que faz coisas perigosas ocorrerem como vazamento de atmosfera interna fez que obrigasse a ISS ter um fim programado(pelo menos da atividade tripulada) pra segurança dos tripulantes, e desgasto natural dos equipamentos como as portas de acoplagem que acoplaram inúmeras vezes, então foi escolhido descarta-la no ponto Nemo por conta dos motivos a baixo: A recuperação da estação(volta pra Terra) seria cara demais, porque a estação foi construida não levando em conta um possível retorno a Terra, e os veículos necessário pra isso não estão em operação, e mesmo se estivessem custaria um afortuna pois precisaria de 27 voos dos Ônibus Espaciais pra recupera-la. Ela não será movida para uma órbita mais alta por conta de ter uma massa maior que 430 toneladas, e esse é motivo de não ter nenhum veiculo capaz de fazer o realocamento, mesmo que fosse feita em missões separadas isso custaria muito(algo que o governo deles não quer lidar), e se isso fosse feito e não fosse feito várias missões de reabastecimento de propelentes a estação ficaria sem a capacidade de se desviar de lixo espacial, correndo o risco de colidir e virar mais lixo espacial e assim poluindo a órbita.E ela não vai abandonada pra decair sozinha pois se isso ocorrer não terão controle de onde ela caíra e poderá cair em áreas habitadas(por humanos).E por isso fez a NASA programar um fim pra Estação Espacial Internacional igual a da Mir que é reentrar e ser desintegrada na atmosfera da Terra, e seus destroços caírem ao redor do ponto Nemo. Fonte/saiba mais: NASA.gov/iss/
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Perdido na Espansão Aeroespacial.
02 de abr. de 2022
In NASA
O presidente Donald Trump redirecionou o foco a NASA que era pousar em Marte no antigo programa Constallation(proposto por Obama), más que foi cancelado e escolhido um alvo mais próximo e mais seguro que é a Lua, más utilizando as mesmas tecnologias e projetos pro próximo programa, só que adaptadas e atualizadas a tecnologia recente, no caso o Ares V(5/cinco) se tornou SLS(Space Launch Sistem/Sistema de Lançamento Espacial) e o Ares I(1/um) foi completamente cancelado(descontinuado) A Lua é mais segura pois caso qualquer evento problemático se pode evacuar pra Terra, em 3 dias(aproximadamente), diferente de Marte que precisa estar no período certo que só se repete a cada 2 anos, e ainda enfrentando uma viagem de 6 meses(arredondado), que pode ter efeitos sérios na saúde dos astronautas, pois o ambiente de espaço profundo tem muita radiação cósmica(emitida por eventos fora do Sistema Solar, e pelo próprio Sol), e considerando o provável que seria uma viagem toda em micro-gravidade isso também iria prejudicar saúde dos astronautas, más pensando no improvável de terem orçamento pra fazer uma nave com "gravidade artificial" criada pela força centrifuga, os efeitos da micro gravidade seriam anulados, más a custo de orçamentos gigantes. E já que por ser mais segura ela é como se fosse um "campo de treino" aonde se pode testar sistemas de suporte a vida, e métodos de ISRU(In Site Resoucers Utilization/Uso de recursos locais) pra redução de custos, e até lucro na venda desses recursos pra outras colônias, e o próprio planeta Terra. A exploração comercial do gelo Lunar, pois separado o molécula de água em hidrogênio e oxigênio se tem propelente, que pode ser utilizado em missões espaciais, que pode fazer da Lua um local de reabastecimento, ou se for exportado pra outros pontos, sendo os mais viáveis mais próximos da Terra como pontos de Lagrange entre a Terra e a Lua ou entre a Terra e o Sol, porem isso precisaria de uma grande infraestrutura, que de preferência produza tudo do 0% na Lua, e uma forma de economizar o próprio propelente que requerido pra colocar os depósitos de propelente em órbitas na Terra seria desacelerar na atmosfera da Terra usando escuso de calor inflável feitos de silicatos recolhidos e processados na Lua, pressurizado por gases extraídos da água do Satélite Natural da Terra que são oxigênio e hidrogênio. E tudo isso sendo construido no polo Sul da Lua, que terá uma estação espacial chamada Gateway sobrevoando numa órbita elíptica que faz ela ficar a maior parte do tempo em comunicação com a base chamada Artemis Base Camp(no polo Sul Lunar), que será feita em módulos com o PPE(Power and Propulsion Element/Elemento de Energia e Propulsão)e o HALO(Habitation and Logistics Outpost/Alto posto de Logística e habitação)entre outros que são feitos em cooperação com o setor privado e público, junto com parcerias internacionais(inclusive a Rússia expressou interesse em ajudar com um AirLock(Inclusa de Ar/ambiente de transição entre ambiente pressurizado e o vácuo) que por conta da pressão do conflito entre Rússia e Ucrânia provavelmente não será feito) e que foi planejada pra ser lançada em foguetes SLS aprimorados pra lançar junto a cápsula Orion, más que foi cancelado, e substituído por um lançamento individual no foguete da SpaceX Falcon Heavy(optado pelos custos/preços). Entretanto apesar da capacidade técnica do Falcon Heavy de lançar a Orion pra Lua ele não será escolhido pelo menos até ter permissão das agências fiscalizadoras pra voar seres humanos, más por conta do custo já gasto no SLS(Space Launch System/Sistema de Lançamento eSpacial) tem uma pressão política em usar o esse foguete, pra não desperdiçar o orçamento gasto no desenvolvimento dele, e também o Sistema de Lançamento eSpacial foi adaptado já em mente pra ser usado no lançamento de tripulação humana, contrário ao Falcon Heavy que foi adaptado com base em Falcon's 9 pra lançar carga, más que pode ser adaptado pra tripulação humana. E o pouso será feito por empresas privadas com veículos selecionados pela Agência espacial Norte Americana, através de um programa de seleção chamado HLS(Human Landing System/Sistema de pouso Humano), tendo como principais opções: SpaceX:Lunar Starship/HLS Starship Blue Origin:National Team Dynetics:Dynetics Alpaca Sendo a apenas a SpaceX ganhadora de inicio por conta de questões políticas e orçamentarias, apesar da intenção da NASA em contratar 2(dois) HLS's)(Human Landing Systen's/Sistemas de Pouso Humano) pra ter redundância e competição. E por conta disso a Blue Origin e Dynetics protestaram contra a Agência,através de infográficos que alegam que a Starhip System é um veiculo complexo demais e perigoso, porque é um veiculo mais pesado e potente que o Saturno V e que nunca foi há órbita(até agora que é 6/4/2022 quando isso foi escrito), que também depende de uma infra estrutura muito complexa e arriscada, pra ser reutilizado, e eles teria de lançar 16 missões pra fazer uma missão inicial(que provavelmente será de teste) pra pusar na Lua uma vez segundo eles que é uma meia verdade pois essa seria a primeira vez más nas próximas seria necessário 14 missões de reabastecimento pois o resto seria reutilizado(que seria a HLS(Human Landing System/Sistema de pouso Humano) Starship e o armazém de propelente orbital), e Elon Musk(CEO da SpeceX) rebateu falando que seria necessário 4 lançamentos de reabastecimento orbital, que podemos tirar a conclusão que pela primeira vez(Da Starship Lunar) pra pousar seria necessário 6 lançamentos 1 pro depot e outro pra Lunar Starship(Starship Lunar), mais 4 de reabastecimento(pelos Tanker's que são versões adaptadas da Starship pra Reabastecer o armazém de propelente), más a Blue Origin Afirma que o National Team(Time Nacional) tem um pousador mais versátil que pode ser lançado no SLS(Space Launch Sysrtem/Sistema de Lançamento eSpacial)1 e 1B até se for lançado em módulos, e que se deve levar em consideração que por questão orçamentária a o congresso cancelou os Sistemas de Lançamento Espacial pra carga por conta da falta de orçamento pra eles, e peelo desperdício pois há alternativos como Falcon Heavy, Vulcan Centaur ou New Glenn que podem o substituir, e logo em seguida foi feito um processo judicial da Blue Origin contra a Agência Espacial, resultando na perda do contrato novamente. E que está sendo discutido no congresso(especificamente no GAO(Government Acconutability Office/Ofício de contabilidade Governamental)) pra que se libere mais orçamento pra ser contratado dois(2) Sistemas de Pouso Humano(HLS(Human Landing Sistem)), más só por conta dos custos e do histórico do governo (dos Estados Unidos da América)que praticamente sempre[se não sempre] dão menos orçamento pra NASA(aeroNautics and SpAce Administration(administração do espaço e da aeronáutica)) do que o requisitado pela Agênci algo que causo o cancelamento do SLS(Space Launch Sistem/Sistema de Lançamento eSpacial) Block1B que seria uma variante do Block1 que seia uma extenção do veiculo que lançaria além da cásula Orion pra Lua os Módeulos da Gateway, más que por conta dessa questão orçamentária foi cancelado e substituído pelo Falcon Heavy.
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Perdido na Espansão Aeroespacial.
26 de mar. de 2022
In Europa
A ExoMars foi adiada por conta do conflito da Ucrânia que fez a Rússia suspender o suporte(serviço) do lander da missão,que serve para fazer um pouso suave na superfície, más que pode ser até substituído, más com um custo adicional que não se sabe se a ESA irá arcar pois a rumores que se essa missão não ser lançada em 2022 será definitivamente cancelada, más essa afirmação não é confirmada pela ESA logo tem que ser tratada como um mero rumor. Sendo que isso pode ser ruim a curto prazo pra ESA e pra Roskosmo, más quem vai se beneficiar(pelo menos no portfólio) vai ser a ESA(a longo prazo) que vai ter que fazer o lander, assim tendo de gastar verba extra más aprimorando algumas tecnologias, más o perigo é que não seja aprovado a verba pra financiar essa substituição, e o programa seja cancelado decorrente disso. E julgando pelo histórico do século 21 da Roskosmo com pousos Marcianos, isso pode ajudar no sucesso da missão pois a Roskosmos não conseguiu pousar um protótipo de pousador Squiapareli(não sei escrever corretamente) que teve uma falha que o impossibilitou de pousar. Más isso não significa o fim de todas as parcerias da ESA com a Roskosmos, pois eles não vão recusar ou suspender projetos que vão dar muito prejuízo pra Rússia pois por exemplo de remoção do segmento Russo da ISS iria fazer eles terem de racionar pouca energia, e consequentemente limitando a capacidade científica da estação. Logo pra manter a Roskosmo em parceria com agências espaciais Ocidentais, é necessário os deixar dependentes dos serviços Ocidentais.
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Perdido na Espansão Aeroespacial.
16 de mar. de 2022
In ULA
Baseado num PDF da ULA, posse dizer ela tem intenção de criar estágio superiores para armazenagem de propelente, que vão estender 1 ou 2 cones Kapton e outros materiais pra manter a estabilidade térmica dos propelente, e também colocá-los em pontos de Lagrange, sendo os principais alvos o L2 e EML1ou2(a sigla quer dizer Earth Moon Lagrange point number 2 ou 1(que é o ponto de lagrange entra Lua e a Terra)) por conta de serem estáveis e necessitarem de um baixo consumo de propelentes pra se manter em órbita. Além dos planos de minerar gelo na Lua e Transforma-lo em propelente de foguete(LH2 e LOX) e transporta-lo para estes postos de propelente que vão reabastecer espaçonaves que vão pra muito longo(pra além de Vênus ou Marte), só que esse plano é para longo prazo depois de uma colônia Lunar já estiver estabelecida, antes disso será lançado do planeta Terra foguetes Vulcan Centaur(provavelmente Heavy) com enormes estágio com tanques de combustível mais oxidante ou um dos dois para órbitas para se conectar com outro estágio desses para o levar para o local desejado, e outro fazer o mesmo processo só que pra reabastecer o ponto de reabastecimento. PDF disponível no site da ULA, no "Papers and Presentations" dentro da categoria"Exploration" no título: "Envolving to a Depot-Based Space Transportation Architecture"
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Perdido na Espansão Aeroespacial.
14 de fev. de 2022
In Sierra Space
A Cierra Space irá fazer um estação espacial chamada LIFE Habitat que é baseada em uma "Medula Espinhal" de módulos que conectam aos módulos infláveis irá cumprir papel comercial pra terceiros e pra NASA, e colaborará com a Blue Origin na Orital Reef para montar a estação com alguns dos módulos infláveis da SNC(Sierra Nevada Corporation). E no site deles eles demonstram a possibilidade dessa tecnologia de módulos infláveis ser utilizada para bases Lunares, e em até estações além da Terra tipo Marte e outros Planetas, e quaisquer objetos celestes orbitáveis, ou em órbitas altamente especificas da Terra como a órbita solar síncrona,órbita polar solar síncrona, a órbita polar,órbita de geo-transferência geoestacionária e órbita geoestacionária, para estudos baseados nesses órbitas e operações comercias como delivery de pequenos satélites, através de inclusas de ar que nem o BiShop(da NanoRacks, que já foi incluso a ISS). Tudo isso irá ser lançado em foguetes parceiros da SNC(Sierra Nevada Corporation) seja a NASA, Bue Origin, ULA e talvez a SpaceX(pois eles são parceiros da concorrência Blue Origin) ou qualquer outra, pois no site não se relata o veiculo lançador das estações propostas, más eu suspeito que já que ela participa na Orbital Reef e lá eles usam/usarão o Starliner e o Dream Chaser, eu suponho que vão usar o Starliner e o próprio veiculo Dream Chaser, para reabastecimento de carga e experimentos, e de pessoas para a estação.
Sierra E Estações Espaciais. content media
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03 de fev. de 2022
In ISS - Generalidades
O Starliner apesar de ter se demonstrado incapaz de cumprir o seu objetivo observada-mente por conta das falhas na válvulas, e algoritmo, más ele esta sendo contratado pela Blue Origin para servir a Orbital Reef, e isso salvará além da Aurora Station também simpatizar com o Starliner, logo ele agora não está levado adiante por conta da ISS, ou pelo menos não só por ela, e sim pra servir as concorrentes da SpaceX que não querem contratar o serviço da concorrente pra não dar lucro pra eles. Imagem retirada do site da NASA:NASA.gov Imagem retirada do blog do homem do espaço. ADENDO:ele provavelmente não vai voar mais do que o já planejado pois ele é lançado peno Atlas V que depende motores Russos que devem ser negados tanto por conta da guerra na Ukrânia, quanto pela proibição de motores de foguetes Russos do congresso dos EUA(local de lançamento do Atlas N22). Ao não ser que ele seja adaptado pra ser lançado em outro foguete(provavelmente o Vulcan Centaur, pelo histórico de parceria com a Boeing com a ULA).
O Starliner tem futuro? content media
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Perdido na Espansão Aeroespacial.
27 de jan. de 2022
In ULA
A ULA prevê que no futuro aterá uma economia de exportar propelente de foguete minerado e refinada na Lua, pois ela tem os elementos necessários pra fazer vários propelentes, más por causa da falta de gelo seco pois tem nas crateras de sombra eterna, faz que metano não seja a melhor opção, a melhor opção é o Hidrolox(hidrogênio e oxigênio líquidos) como propelente,essa exportação poderá ser feita em postos em órbitas na Lua pode haver estações nos nos pontos de Lagrange entre a Lua e a Terra pra fazer um posto de propelente, algo que a ULA prevê que será muito mais barato quando esse propelente for posto em órbita da Terra com a ajuda da atmosfera, ou seja desacelerar parte da velocidade necessária na atmosfera, utilizando escudos de calor infláveis. Fonte:Site oficial da ULA. No:"Papers and Presentations " No:"Commercial Lunar Propellent Architecture" Boa sorte lendo esse compilado de artigos provavelmente feito por funcionários da ULA, pois ele é bem interessante.
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20 de dez. de 2021
In Perguntas e Respostas
Isso é normal ou é uma falha de lançamento? Pois a pluma de ejeção dos motores auxiliares atingem o corpo do foguete central.
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18 de dez. de 2021
In Demais empresas EUA
Esse pronunciamento incluí um estágio pequeno de propelente hipergólico que irá colocar as cargas em órbitas altamente especificas, que irá ser lançado primeiramente pelo Falcon 9. O segundo sistema anunciado foi o Light que é basicamente um foguete movido a oxigênio liquido e RP-1 que diz ser o motor a combustível liquido com maior performance,e que é imprimido em 3D(em sua maioria) e que tem 3 estágios sendo o ultimo o Orbiter que é o estagio pequeno.
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17 de dez. de 2021
In Blue Origin
O BE-7 parece ser um motor no mesmo ciclo de combustão aberto que o BE-3U más só que uma versão reduzida significantemente para ser usado em um pousador lunar. Pois se invés de fazer uma versão menor do BE-3U o veículo da Blue Moon iria ter que lidar com um motor grande demais que exigiria pernas de pouso maiores pra não amassar a tubeira do motor no regolito lunar e também se fosse introduzido dentro do elemento de descida ele diminuiria a espaço disponível que consequentemente iria diminuir a capacidade carga. Mesmo desconsiderando esses problemas ele teria uma taxa de aceleração e aceleração muito alto que deixaria a tripulação ao desconforto. Tudo em quaisquer foguetes privados tem o propósito de ser o mai eficiente possível tendo de ponto de vista técnico quanto no comercial e de como cada coisa vai custar.
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14 de dez. de 2021
In Blue Origin
O motor do primeiro estágio do New Glenn é movido num ciclo de combustão fechada que queima o metano e oxigênio líquidos numa turbo bomba que tem uma proporção de oxigênio maior do que a necessário pra queima-lo e que direciona esse gás pra câmara de combustão principal que queima esse resultado com metano. E esse turbo bomba serve pra bombear os propelente pro motor. Já a o motor do segundo estágio é movido a um ciclo aberto que queima separadamente os dois propelentes na proporção mais eficiente pra cada turbo bomba a uma câmara de combustão que tem um escapamento própria pra versão preparada pro nível do mar, más a versão preparada pro vácuo injeta os gases na tubeira principal nas partes que se caí mais a pressão é que é possível injetar propelente pois os motores pro vácuo tem uma tubeira maior pois o vácuo faz os gases que saem em alta pressão se expandão mais, e cada turbo bomba bombeia um dos propelente do segundo estágio. Já o foguete é basicamente um cilindro com uma base mais grossa pra acomodar os motores e as pernas de pouso. E ele tem aletas aerodinâmicas pra controlar um pouca da atitude na subida, e controlar principalmente na volta do foguete pra Terra que o guia pra uma balsa no oceano. No pouso ele liga um único motor B-4 sendo esta o do centro que está localizado no centro de um hexágono formado pra acomodar os 7 motores nesse formato. Nas animações não se mostra se o New Glenn vai fazer uma queima de reentrada que nem a do Falcon 9, más vendo nas fotos divulgadas pela Blue Origin não se vê nenhum escudo de calor então provavelmente irá realizar essa queima pra não reentrar formando plasma. O segundo estágio varia de coifa e de altura e de numero de motores. tem uma coifa que afina até chegar num certo diâmetro que faz um cilindro até chegar uma altura que se faz um cone não euclidiano. Outra coifa que é um cilindro que no final tem uma cone do mesmo tipo do anterior. Já estágios variam de 1 a 2 motores e de altura. fonte:blueorigin
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09 de dez. de 2021
In Northrop Gurmman
Ela tem contratos com a NASA pra levar carga pra órbita da Lua usando a Cygnus sendo lançada em quaisquer foguetes capazes de leva-la pra órbita polar Lunar. E isso dará um sustento pra ela como empresa oferecendo os seu serviços para tanto quanto agências e empresas que precisam da entrega de carga pressurizada além da Terra. Más eis a questão da concorrência que a SpaceX instaura pois a SpaceX já demonstrou querer entrar nos contratos de reabastecimento dos recursos da Gateway através da espaçonave Dragon XL que em sendo lançado do foguete Falcon Heavy que é parcialmente recuperado através do pouso retro propulsivo, e considerando que a Cygnus seja lançada em um foguete que não tem nenhuma parte recuperável, isso significa que a SpaceX vai ser uma concorrente desleal, ao não ser a Cygnus seja lançada em um veiculo minimamente recuperável.
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07 de dez. de 2021
In História da Astronautica
Luna 16 foi a primeira sonda a retornar amostras da Lua pra Terra sendo da antiga União Soviética que lançou isso para além de missão científica que justificava para população o investimento em foguetes, más que servem além de propostos civis servem militarmente e por isso que a URSS investia porque depois o sucesso do Sputnik perceberam o potencial de propagando do programa espacial (porque antes investiam por outros motivos más que depois continuava-se investindo por esses motivos e pela propaganda)começaram a investir também para propagando política. Lançada por um foguete Proton(personalizado pra missão) que até hoje em dia(7/12/2021) tem um legado comercial e tem versões ativas em operação e em construção
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04 de dez. de 2021
In Russia
Esse projeto consistia em um veiculo com o formato parecido com o Dream Chaser acoplado a um avião, ele tinha em cima dele um outro estágio que detinha a carga útil que era feita para carregar misseis más que podiam ser substituídos por carga civis. Ele tinha estágios que usam como combustível hidrogênio e RP-1(kerosene de foguete), e tinha com oxidante oxigênio e flúor pois um dos motores era movido possivelmente a dois propelentes e podia funcionar tanto com oxigênio tanto com flúor. Fonte: buran.ru/htm/molniya.htm
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03 de dez. de 2021
In Russia
MAKS seria um veiculo lançado direto da extrato esfera pois seria transportado para ela com um AN-225 que iria o desconectar enquanto o motor estivesse se acionado e ele chegaria até a órbita. se o projeto fosse levado a frente existiria três versões dele uma para tripulação e pouca carga e outra sem tripulação e média carga e outro não reutilizável más com alta capacidade de carga. Ele seria um veiculo espaço plano que iria se comportar igual a um ônibus espacial más só que sem motores auxiliares apenas com um tanque externo e uma espaçonave integrada permanentimente ou não ao tanque que forneceria propelente a ele para chegar a órbita ou pelo menos quase pois ele de propósito se desconectaria do tanque externo antes de chegar em órbita para que ele queima e logo em seguida ativando os motores de manobra orbital que nem o Shuttle Americano. Fonte: www.buran.ru/
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02 de dez. de 2021
In NASA
O foguete da NASA SLS ganhou uma fama na internet Brasileira de ser "totalmente não reutilizável" e esta suposição é uma mentira pois os foguetes auxiliares de combustível sólidos serão reutilizados porque eles são derivados do programa dos ônibus espaciais, más mesmo serem uma versão com um pedaço de SRB(Solid Rocket Booster)(foguet auxiliar de combustível sólido)a mais(pra quem não sabe o motores de combustão sólida são divididos em seções separáveis) ele não chega a velocidade e nem uma altitude necessária pra que se aquece o suficiente na reentrada na atmosfera pra ter que ter proteção térmica, então por isso a NASA aproveitou pra recupera-lo com paraquedas que pousam ele no oceano que logo em seguida e recuperado por barcos. Más além disso algumas peças da Orion vão ser reutilizadas. ESSAS SÃO AS PARTES ATUALMENTE SERÃO USADAS MAIS DE UMA VEZ (2/12/2021). Más ainda a possibilidade que a NASA possa reconstruir o projeto do primeiro estágio para ter pelo menos a seção dos motores reutilizada, usando um escudo térmico inflável(projetado com parceria da ULA) para que a seção dos motores sobreviva a reentrada e seja reutilizada usando paraquedas pra pousar no oceano e ser recolhido por balsas ou ser pego no ar por um helicóptero que nem o que a RocketLab fará como Electron. Pois essa é a melhor forma de reutilizar parte do foguete sem agredir muito a capacidade pois pousa-lo com retro propulção que nem a SpáceX e Blue Origin eria precisar de adições significativas de peso como pernas de ouso e sistema de controle de atitude seja aerodinâmico ou baseado em moters SCR(Sistema de Controle a Reação), mesmo pegando o pelas grades de aleta o SLS precisaria deixar de utilizar combustível pra levar carga útil para pousar. Más isso sem falar de como o motor RS-25 teria de ser modificado pra realizar mais de uma ignição sem utilizar uma carga pirotécnica, sendo o com TEA-TEB(abreviação de Triatialumínio e Triatiburano que é um composto pirofóbico que faz par hipergólico com oxigênio) ou retornar a um sistema de vela instável pois o motor RS-25 no começo usava uma vela de ignição que foi trocada por um sistema explosivo porque era instável e vulnerável a falhas. E nem se quer transformado o primeiro estágio em um planador pois isso obrigaria a ele aumentar de massa com as asas e consequentemente reduzindo a capacidade de carga.
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30 de nov. de 2021
In Blue Origin
O suposto problema na cadeia de produção dos Raptors pode ter sido uma vingança da Blue Origin contra a SpaceX por ter espalhado a rumores que eles tinham cancelado o New Glenn para construir um suposto Jarvis assim sendo porque, o rumores de que a Blue Origin cancelou o New Glenn seria prejudicial a empresa pois isso iria fazer muitos cancelarem os investimento na Blue Origin e New Glenn ou até mesmo deixar de lançar uma carga útil no New Glenn para ser lançado em outro veiculo sendo esse provaveumene a Starship ou outro. SEMPRE SUSPEITEM DE QUAISQUER RUMORES POIS ELES PODEM SER ESPALHADOS COM OUTRAS INTENÇÕES NEFASTAS DE FALIR OU PREJUDICAR ALGUÉM DE ALGUM RAMO, E ISSO SE APLICA NA INDÚSTRIA ESPACIAL.
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